browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

A área de serviço também precisa ser planejada

Publicado em 5 de dezembro de 2013

Sendo, via de regra, a área de serviço um espaço pequeno nos imóveis contemporâneos, é importante investir em um bom projeto mobiliário que oportunize ao morador mobilidade e praticidade satisfatórias.

Este é um espaço que abriga muito mais do que uma lava-roupas e uma secadora, guardando também objetos muitas vezes sem local definido, como bicicletas, escadas, aspirador de pó e produtos de limpeza.

Por isso, é necessário colocar em prática um plano inteligente de organização (veja no box a seguir uma lista de truques para um melhor aproveitamento). “Antes de planejar, é fundamental que sejam definidas as funções da área de serviço e o que será armazenado nela, para que se consiga o máximo de organização”, indica a arquiteta Adriana Coradini. “O móvel planejado é sempre uma boa pedida para esses espaços, geralmente limitados e que demandam necessidades diferentes”, recomenda.

De acordo com Adriana, os materiais mais indicados para a área de serviço são aqueles resistentes ao calor e à umidade, como a melamina e a fórmica, muito utilizados pelas principais marcas de móveis planejados do mercado de mobiliário. “Em especial nas áreas de serviço, devemos ter cuidado para manter o mobiliário afastado do piso.

Em móveis de alto padrão, por exemplo, são utilizados revestimentos melamínicos e PVC, que protegem o MDF ou MDP por serem impermeáveis e mais resistentes ao contato com materiais de limpeza”, explica Liliane Farina, diretora e proprietária de Loja de Decoração.áreas de serviço, móveis planejados
Para a arquiteta Adriana Coradini, alguns itens são indispensáveis para um projeto de sucesso. “Uma boa área de serviço tem que ter uma bancada de trabalho em granito/silestone ou inox com um tanque embutido, umarmário baixo e profundo, um armário alto com prateleiras e ganchinhos para as vassouras, organizadores e um bom varal de teto”, recomenda.

Truques para ganhar espaço
Para aperfeiçoar o espaço na área de serviço, Liliane Farina sugere que se invista em uma única máquina que realize as funções de lavar e secar. “Com a abertura frontal desse modelo de máquina, é possível instalar um tampo de granito único, acomodando toda a área de lavagem, tanque e máquina”, explica. Em muitos projetos é possível ainda que o mesmo tampo sirva de mesa para passar roupas. “Abaixo do tanque embutido pode-se ainda ter um armário para acomodar baldes e produtos de limpeza”, aconselha.

Em sintonia com um eficiente conjunto de armários personalizados, acessórios aramados completam o investimento para uma estrutura completa e simplificada: “Esses podem ser afixados na parte interna das portas dos armários, o que ajuda muito na organização dos produtos e utilitários de limpeza, tais como escovas, prendedores de roupa e embalagens”, explica Lilian.

Outra dica valiosa é investir em boa iluminação e itens de fácil manutenção: “O ideal é escolher materiais de revestimento em tons claros, de fácil limpeza e que sejam translúcidos. Também é indispensável contar com uma boa iluminação”, ensina Barbara Engel, arquiteta.

Otimize sua área de serviço em 10 passos:

1. Invista na montagem de uma bancada de granito ou inox com tanque embutido. No espaço que será criado abaixo dela, pode ser feito um armário para guardar baldes, bacias e produtos de limpeza;

2. Opte por máquinas do tipo “lava&seca” com abertura frontal. Estas podem ser colocadas abaixo ou acima da bancada;

3. Invista em varais de teto. Eles permitem que as paredes fiquem livres para receber os armários;

4. Tábuas de passar roupas retráteis também são uma ótima solução, pois ocupam o espaço de uma gaveta pequena;

5. Dê preferência aos armários estreitos e altos para guardar produtos de limpeza, vassouras, rodos e escadas dobráveis;

6. Deixe os armários mais profundos para guardar aspiradores de pó, bacias, baldes, etc.;

7. Reserve um espaço com vara de cabide para acomodar roupas previamente secas ou já passadas, antes de serem guardadas nos closets;

8. Se o espaço permitir, destine um local para receber duas tulhas: uma para roupa suja e outra para roupa limpa;

9. Opte por revestimentos em cores claras, fáceis de limpar;

10. Capriche na iluminação (elétrica ou natural) para deixar o local mais arejado;
*Compilação de dicas dadas pelas fontes entrevistadas;

 

Fonte: penseimoveis.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>